quarta-feira, 18 de abril de 2012

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA - Maio 2011

ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL DO
CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL XAVIER MARQUES

Aos quatro dias do mês de maio do ano de dois mil e onze foi iniciada uma reunião do Conselho Esdolar da Escola Municipal Xavier Marques com a seguinte pauta: Eleição do Cargo de Subcoordenador do Conselho; Informes sobre problemas estruturais da escola; Programas e projetos em andamento; Formação do calendário de reuniões do conselho escolar; PDE/PDDE e Acessibilidade; Carteira de Identificação do Conselheiro; Livro Ata (usos e funções); Cartilha de Direitos e Deveres para os alunos; o que ocorrer. O coordenador do conselho, profº Ednaldo Rodrigues dos Santos, explicou que com a remoção da subcoordenadora eleita fica a vacância da função, por isso é necessária uma nova eleição para suprir a vaga. Depois de um processo de verificação dos candidatos, os indicados foram: Michele Massena da Cruz e Neuma Maria de Santana Pereira. Após votação, o resultado foi: dos 11 votantes, 06 votos foram para Michele e 05 votos para Neuma. Sendo assim, a conselheira eleita que está na função de subcoordenadora é Michele Massena da Cruz. Em seguida, Ednaldo comentou sobre os encaminhamentos que estão sendo feitos para atender as solicitações da direção a respeito dos problemas de hidráulica, elétrica, troca de portas e fechaduras, adequações nas salas de informática e leitura. Finalmente foi iniciada a manutenção hidráulica e elétrica, quanto aos demais a coordenação do conselho iria começar a fazer orçamentos para as bancadas e colocações de pontos de energia, mas a SUPREC / SECULT enviou email suspendendo o uso de recursos financeiros da escola, em virtude das mudan.as determinadas pelo MEC, para utilização desses recursos. Desta forma, até mesmo a aquisição de materiais de limpeza não será possível até que a SECULT realize capacitação para informar dessas mudanças. Um dos conselheiros perguntou sobre a questão do muro e dos pombos da escola (outros problemas que foram encaminhados para a SECULT). Ednaldo explicou que nada foi feito para que contenha a proliferação dos pombos, nem mesmo a colocação de tela, como foi solicitado. Em relação ao muro, a REVITA, responsável pela reconstrução, trouxe funcionários para começar o processo e disse (que) não era possível realizar o serviço com a quantidade de lixo ao redor do muro. Pediram para a REVITA recolher no próximo dia. O lixo foi recolhido pela manhã e a tarde já havia mais lixo. Depois desse episódio, os funcionãrios não retornaram. Será feito novo contato com a REVITA para verificar o que está acontecendo. Seguindo a pauta, Ednaldo falou dos Programas e Projetos que estão sendo desenvolvidos pela escola: O projeto de Leitura, em que os alunos escolheram o nome "De olho na leitura" e que serão feitas atividades quinzenais sempre voltadas para leitura; As Mesas Educativas, um programa da POSITIVO em que estão instaladas mesas com conteúdos de todas as áreas para uso dos alunos e professores; e a Sala Multifuncional que, apesar de já possuir uma professora capacitada e equipamentos fornecidos pelo MEC para prestar Atendimento Educacional Especializado aos alunos com deficiências, precisa de intervenções da SECULT na sala que disponibilizamos e por isso ainda não está em funcionamento. Foi tratado também sobre os eventos que serão necessários para levantamento de recursos, diante da suspensão de utilização dos recursos do PDE e PDDE, citados anteriormente. São eles: o festival de cachorro quente, a ser realizado dia 18 de maio, e o balrio junino, sorteio já realizado em anos anteriores no dia da festa junina da escola. Seguindo, Ednaldo falou sobre a importância da carteira de identificação dos conselheiros, como forma de livre acesso à escola e reconhecimento da comunidade escolar. Para tanto, alguns conselheiros precisam tirar a foto na escola, ou nos entregar uma foto 3x4. Ednaldo tratou também do uso do livro ata e da cartilha de direitos e deveres como instrumentos, respectivamente, de registro dos encontros feitos pelo conselho e informações sobre direitos e deveres para os alunos. Pensando na importância das reuniões para deixar os conselheiros informados da rotina da escola, inclusive questões pedagógicas, além de ser previsto no regimento do conselho escolar, foi determinado um calendário de encontros mensais a seguir: 15/06/2011, 20/07/2011, 17/08/2011, 21/09/2011, 19/10/2011, 16/11/2011, sempre a terceira quarta-feira de cada mês, a partir de 15:00h. As datas e horários podem (ser) modificados para atender necessidades urgentes. Sem mais nada a tratar, a reunião foi encerrada, portanto finalizo esta ata assinada por mim e demais conselheiros presentes. [Neuma Maria de Santana Pereira, Ednaldo Rodrigues dos Santos, Maria Cremilda dos Santos, Joseane da Silva Paixão, Cremilda da Silva Paixão, Gilmaria Maria dos Passos, Semíramis Alves Mendes Moreira, Margareth Pereira da Silva, Cristiane Barbosa Nunes, Gicelle Clese Ferreira da Mata Lago].

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