quarta-feira, 18 de abril de 2012

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA - Junho 2011

ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL DO
CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL XAVIER MARQUES

Aos dezessete dias do mês de junho de dois mil e onze realizou-se reunião ordinária do conselho escolar da Escola MUNICIPAL XAVIER MARQUES com a seguinte pauta: apresentação do Folheto Informativo do Conselho; encaminhamentos feitos pela direção da escola; fotos para a carteirinha de identificação do conselheiro; suspensão de uso dos recursos pela secretaria; pombos na escola; o lixo, o muro e a empresa responsável pela coleta; projetos na escola; nova portaria; ação voluntária; o que ocorrer. O coordenador do conselho, o professor Ednaldo Rodrigues dos Santos, deu a abertura da reunião distribuindo os informativos impressos, baseado na proposta de manter um instrumento facilitador da comunicação entre os conselheiros e o registro das decisões tomadas nas reuniões, o qual contem, dentre outras coisas, as prováveis datas das reuniões ordinárias do conselho para o ano de 2011, decididas na reunião do mês anterior. Foram apresentados os encaminhamentos feitos pela direção da escola para os problemas de hidráulica, elétrica, troca de portas e fechaduras, adequações nas Salas de Informática e de Leitura, sendo informado que a manutenção hidráulica e elétrica foi iniciada e estamos no aguardo das soluções para as demais pendências. Seguindo a pauta, foi cobrado dos conselheiros que ainda não tiraram foto para a carteirinha para que não deixasse para depois para não provocar mais atrasos na entrega da mesma. Foi informado, também, que os recursos da escola tiveram sua utilização suspensa por ordem da Secretaria de Educação, em decorrência de alterações no processo de aquisição de materiais e serviços por resolução do MEC. Até que o novo processo fosse apreciado e sistematizado pela secretaria os recursos não deveriam ser utilizados para evitar-se eventuais problemas. Quanto a questão dos pombos na escola, foram apresentados aos conselheiros os ofícios encaminhados à secretaria, mas nenhuma posição ou mesmo resposta foi apresentada pela mesma. A questão do lixo, também exposta, teve em seu contexto o convite para que as articulações não esmoreçam e foi informado que a REVITA ainda não havia erguido o muro por causa do lixo colocado pela comunidade que não respeita os horários e o recipiente apropriado para tal descarte. Sobre os Projetos na Escola foi informado que o Projeto de Leitura, cujo nome foi sugerido pelos alunos, já foi escolhido, sendo o mesmo “De olho na leitura”. Sobre a portaria, foi informado que já temos um funcionário neste setor. Os conselheiros do segmento pais foram convidados a refletir sobre a possibilidade de uma Ação Voluntária, de que modo os pais poderiam ter uma maior participação na construção de uma escolha ainda melhor. Que ações voluntárias poderiam ser realizadas por eles? Auxiliando na biblioteca? Criar um projeto de recreio orientado? E todos gostaram das idéias ficando a proposta de discutirmos melhor futuramente estas questões. Foi levantada a questão do responsável da aluna Ariane Bonfim Conceição que tem se comportado de forma agressiva em suas visitas na escola, colocando em risco a segurança de funcionários e professores, foi proposto que ele fosse convidado ao conselho, na próxima reunião, para diálogo sobre tais ocorrências, para que a situação não se agravasse. A reunião foi finalizada agradecendo a presença de todos. Nada a mais a declarar, lavro a presente ata que vai assinada por mim e pelos demais presentes.

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